Adhesive System
Descrição / Adequação
Sistema adesivo bi-componente, a base de resina epóxi e aminas alifáticas especiais. Tem como principais características excelente adesão, boas resistências às intempéries, semi-rígido, ótima resistência ao cisalhamento trativo e descascamento (peeling) .
Aplicação / Uso
O sistema foi desenvolvido para a colagem de placas de poliuretano com resistência térmica de 180°C. Tem a mesma dureza da placa OBO 900 HT
Proporção / Manuseio
epHoxaL RAL EX 161 100,0 partes por peso epHoxaL HAL EX 161 30,0 partes por peso Pesagem dos componentes nas quantidades ideais indicadas, considerando tempo de aplicação, em função do tempo de uso, volume e temperatura ambiente. Misturar os componentes até perfeita homogeneização.
Endurecimento / Cura
![](http://ephoxal.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Endurecimento-RAL-EX-161-Adhesive.jpg)
Características Finais
![](http://ephoxal.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Carac-finais-RAL-EX-161-Adhesive.jpg)
Vantagens do Adesivo epHoxaL
- Componentes com aparência lisa, sem parafusos, rebites ou marcas
- Não corrosão nos pontos de colagem
- Não redução de área devido furos nem enfraquecimento do material por aquecimento
- Transmissão uniforme dos esforços em toda a extensão da colagem
- Aumento de rigidez da estrutura
- Permite a união de materiais diferentes entre si, P.e. – metal/madeira, PRFV/metal, placas usináveis OBOMODULAN etc.
- Garante uma vedação perfeita na linha de colagem, evitando corrosão.
- Isolante elétrico e térmico
Características Positivas
- Proporção em partes iguais, não sendo sensível a pequenas variações.
- Endurecimento lento após a mistura, proporcionando possibilidade de ajustes ocasionais.
- Colagem semi-rígida apresentando excelentes resistências ao impacto em temperaturas entre 180°C
- Fácil remoção dos excessos durante a aplicação
- Não necessita equipamentos especiais, não é inflamável.
- Pode ser pintado garantindo boa aderência da tinta.
Preparação do Substrato
A limpeza da superfície a ser colada é de extrema importância para garantir uma perfeita aderência; portanto o substrato deve estar limpo, isento de graxa, óleo, pó, agentes desmoldantes, e camadas oxidadas. Geralmente a limpeza com solvente ( Tricloroetileno, Thinner, Cloreto de Metileno ) é suficiente. Tratamentos mecânicos tais como, lixamento, jato de areia ou microesferas de vidro melhoram significativamente a aderência.
Mistura e Aplicação do Adesivo
A eficiência da mistura dos dois componentes é essencial para o melhor desempenho do adesivo. Equipamentos do tipo misturador / aplicador combinados com dispositivos de dosagem permite a aplicação do sistema numa grande variedade de superfícies com alta produtividade.
Acabamento
Depois de endurecido, o adesivo pode ser lixado, esmerilhado, jateado com areia ou microesferas de vidro. Pintura posterior pode ser feita usando-se lacas, esmaltes, vernizes, etc., ou outro tipo qualquer de revestimento, pois os solventes não atacam o adesivo. Processos de fosfatização, E-coat, etc., não afetam as características da colagem.
Limpeza dos Equipamentos
É recomendado fazer-se a limpeza dos equipamentos de aplicação logo após o término do trabalho, antes do endurecimento do adesivo. Solventes tais como Thinner, álcool, limpam facilmente resíduos de adesivo ainda não endurecido.
Embalagem
Resina – Potes plásticos de 1,0 kg Endurecedor – Frasco plástico de 0,30 kg.
Higiene/Segurança
Utilizar óculos de segurança, luvas de borracha durante o manuseio dos produtos, em caso de respingos sobre a pele remova imediatamente com água morna e sabão neutro. Nunca use solventes. Embalagens vazias devem ser destruídas conforme as leis locais vigentes.
Estocagem
Estocar os componentes na embalagem original, fechada em lugar com temperatura entre 15 – 30°C e ventilado. Quando armazenado nas condições descritas a validade é de 1 (um) ano contado da data de fabricação impressa no rótulo da embalagem. As informações deste Boletim Técnico baseiam-se em nossos conhecimentos até a presente data e são fornecidos apenas como informação sendo julgados confiáveis. Não podemos assumir responsabilidade pelos resultados obtidos por terceiros sobre cujos métodos não temos controle. Constitui responsabilidade do usuário determinar a aplicabilidade aos seus próprios usos.